top of page
IMG_20200219_104431.jpg

Bem-vindo a Ibiapaba Explorer

IBIAPABA EXPLORER


   É uma agência de turismo receptivo com sede na cidade de Viçosa do Ceará. A empresa é constituída por 2 entusiastas que têm raízes afetivas e familiares com o local, um turismólogo com e vasta experiência nacional e internacional na área, e outro administrador e desbravador a fundo dos principais atrativos naturais e culturais da região. 
   Por anos foi alimentado e estudado a ideia de explorar e desenvolver de maneira sustentável o turismo na serra da Ibiapaba, que fica localizado no estado do Ceará já fazendo fronteira com o Piauí. Depois de muitos estudos e reuniões, em 2021 é dado o ponta pé inicial para a abertura do receptivo de turismo Ibiapaba Explorer. Os roteiros do receptivo foram pensados para abranger os principais e mais interessantes atrativos turísticos, históricos, culturais, naturais e de aventura da Serra da Ibiapaba.

​
SERRA DA IBIAPABA
  Formada por uma mini cordilheira de montanhas que abrange o noroeste do Ceará fazendo fronteira com o Piauí, a serra da Ibiapaba fica a uma distância de 320 km da capital cearense, Fortaleza, a 270 km da capital piauiense, Teresina, e próximo a famosos atrativos turísticos internacionais como Jericoacora, distante 130Km e Delta do Parnaíba, distante 140Km. 
    O clima sempre é ameno com temperaturas que variam entre 18 e 26 graus, podendo chegar em épocas mais frias entre os meses de fevereiro e agosto, aos 14 graus. Isso se dá devido a topografia das cidades da serra que gira em torno de 800 a 900 metros de altitude. A estação chuvosa ocorre entre os meses de janeiro e junho transformando assim o local ideal para quem busca por cachoeiras e esportes de aventura. 
    A fauna e flora são ricas e diversificadas, pois na serra é possível encontrar elementos de vários biomas como: floresta amazônica, cerrado, mata atlântica, mata dos cocais e caatinga. As cidades da Ibiapaba têm uma mix de cultura e meio ambiente inigualável. 
   Na serra os visitantes poderão comtemplar inúmeros atrativos e viajar em meio a natureza, história e cultura. Poderão apreciar aromas e sabores dos mais distintos que aguçam todos os sentidos. A Ibiapaba têm cidades com cachoeiras, engenhos, fazendas de rosas, parques ecológicos e locais para práticas de esportes de aventura.
    A primeira cidade da Ibiapaba é Viçosa do Ceará,  onde encontra-se um patrimônio histórico muito bem preservado tombado pelo IPHAN, e a primeira igreja do estado do Ceará, igreja Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ainda do início do sec.XVIII.  Um dos atrativos mais famoso e visitado da serra é o parque nacional de Ubajara. Com a natureza totalmente protegida, o parque tem um teleférico que leva o visitante a uma das maiores grutas visitáveis do país. A serra ainda possui uma cadeia produtiva de rosas, com seus aromas ocupam inúmeros hectares exalando beleza e perfume por toda serra e sendo possível vivenciar essa experiência visitando as fazendas produtoras. 
    Para receber os visitantes a serra tem uma ótima infraestrutura hoteleira com hotéis de pequeno e grande porte, pousadas e locais com chalés e estrutura para camping em meio a mata. A culinária é um dos pontos altos para quem visita o local com restaurantes dos mais variados gostos e sabores. Não podemos esquecer das casas de artesanato alimentar que produzem doces, geleias, biscoitos, licores, totalmente de forma artesanal e são famosas por receberem tão bem os turistas. Há também a possibilidade da visita em engenhos de farinha e rapadura que tem o mesmo processo de produção do início do sec. VXIII. Bem como conhecer os engenhos de cachaça onde é possível degustar, ver todo processo de produção, armazenamento e envelhecimento da mais tradicional bebida do nosso país. 
   Esses são exemplos dos inúmeros atrativos da Serra da Ibiapaba também conhecida como Serra Grande. Para conhecer esses atrativos turísticos o visitante pode entrar em contato com nossa agência de turismo receptivo - Ibiapaba Explorer, e ter a melhor experiência da nossa Ibiapaba.
 
Whatasicon.png
bottom of page